domingo, 16 de dezembro de 2012

Camomila


Hoje me lembro de resquícios de meus sonhos que mãos suaves me entregaram um vinho branco misturado com camomila, um presente do país dos sonhos. Acordei e achei estranha tal mistura, mas pesquisando na internet percebo que ela não foi criada em meu sonho.



Camomila

Poucas paisagens são mais bonitas que um campo coberto de flores de camomila. Miúdas e brancas, elas surgem na primavera e no verão como se fossem pequenas e tímidas margaridas. Mas essas flores, de tão poética aparência, escondem na sua beleza poderosos e incríveis segredos. Afinal, com elas se faz o famoso chá de camomila que, entre outras coisas, é um ótimo calmante e um tônico perfeito.
A camomila é indicada para uma série de doenças. Uma xícara de água fervente, mais um punhado de flores da erva e um pedaço de casca de laranja, e está pronto o chá indicado para digestão difícil, dores de cabeça, gases, insônia e nervosismo, Para os problemas gástricos, o chá deve ser tomado 3 vezes ao dia, após as refeições; e para insônia e nervosismo, tome todas as noites antes de se deitar.


O vinho de camomila constitui um tônico perfeito para os organismos debilítados ou cansados. Prepare-o assim: em 1 litro de vinho branco de boa qualidade, coloque 100 g de flores secas de camomila e deixe macerar por 5 dias. Depois, coe o líquido e ponha numa garrafa bem arrolhada. Quinze gotas desse vinho, dissolvidas em água, 3 vezes ao dia, garantem o fortalecímento dos nervos e o bom funcionamento do aparelho digestivo, acabando com gases, enjôo, azia e dor de cabeça. Fora isso, a erva pode ser usada como medicamento externo.

Um chumaço de algodão molhado num chá forte e morno e aplicado sobre os olhos termina com a irritação causada por vento, sol ou vigília prolongada. Até contra o reumatismo a doce camomila tem poderes. Com ela se faz um linimento ótimo para acabar com as dores reumáticas. Eis a receita: 50 g de flores secas, 200 ml de azeite, 20 g de cânfora e 20 ml de álcool a 60ºGL. Coloque a camomila no azeite e aqueça em banho-maria. Quando o azeite estiver frio, passe num guardanapo, espremendo bem para que saia todo o suco. Misture o álcool em que foi dissolvida a cânfora e coloque o líquido numa garrafa bem tampada.

2 comentários: